Alguém me explica? J u l \ 17 E d i t i o n.

O que é uma empresa sócio/ambientalmente responsável?

Muitas pessoas pensam que uma empresa sustentável é aquela que participa ou cria projetos sociais junto à comunidades. Mas apenas projetos sociais não a fazem sustentável.

A empresa que é ou se esforça para ganhar esse título é aquela que pensa nos impactos negativos que sua existência pode trazer para o meio ambiente e faz o seu melhor para estes impactos sejam reduzidos a zero. É pensar no processo como um todo e não apenas em como sua embalagem pode ser reciclada. Cada pequeno passo dado para que o produto ou serviço chegue ao seu destino final deve ser de conhecimento da empresa. A transportadora, os funcionários, os fornecedores de cada material (sim, cada um deles) e tudo o que implica no desenvolvimento do que a empresa vende.

O objetivo final é obter lucro sem ferir o meio ambiente ou a comunidade onde está inserida. Isso significa até conhecer muito bem seus fornecedores e o passado de cada matéria prima, se preocupando com as consequências que isso trará. É de extrema importância para uma empresa sustentável a boa relação com seus diversos públicos.

A sede de uma empresa assim está intimamente ligada com a economia de recursos e a reutilização de materiais recicláveis. Promovendo a separação de lixo, por exemplo. A reutilização de água, a integração de funcionários com necessidades especiais, sem distinção de gêneros etc.

Ao se tornar 100% sustentável a empresa cuida de cada detalhe do processo de produção. Para ficar mais fácil de entender esse cenário, vamos dividir em tópicos itens essenciais quando o assunto e responsabilidade e sustentabilidade:

• É primordial que uma empresa sustentável se preocupe com o bem estar de seus funcionários. Promovendo ações que melhores sua qualidade de vida e  tratando-os com extremo respeito e integridade.

• Ela precisa ser transparente. Tratar com a comunidade e outros públicos de maneira sincera, fazendo com que haja confiança.

• Entender os impactos do seus processos de produção e fazer todo o possível para que não exista nenhum tipo de violação de leis ambientais ou leis morais da população que pode ser afetada no processo.

• Uma empresa responsável promove a conscientização da importância da sustentabilidade para com a comunidade e seu público interno.

• Cuida para que tudo o que faz cause o menor dano possível. Desde usar a água reutilizada nos banheiros até consumir apenas papel reciclável.

No Comments

Leave a Reply